12 de setembro de 2011

Você sabe o que é 'ambush marketing'?

Imagine que você está promovendo um evento que vai ajudar a levantar um pouquinho mais a sua marca quando, de repente... booom! A concorrência aparece e estraga tudo! Pode ser uma sensação terrivelmente desagradável se você for o organizador ou pior ainda, o patrocinador do evento.


No entanto, esta é uma técnica super comum, conhecida como ambush marketing. E nem adianta reclamar porque, muito embora o CONAR – Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária condene* esta prática, ela é constantemente empregada, além de extremamente agressiva e pra lá de frustrante para quem planejou e investiu pesado, contando com um bom percentual de retorno garantido.  


De origem francesa (embuschier), a palavra ‘ambush’ significa emboscada. E é essa a sua finalidade – fazer com que uma marca apareça (de alguma forma que não permitida ou previamente acertada e sem o pagamento de royalties) em um evento patrocinado por outra marca, ou seja, publicidade intrusiva!


Tecla SAP: Ambush marketing is a marketing technique based on riding on the coattails of a major event without paying sponsorship fees, it means, basically using the event for free promotion. This kind of marketing is a source of frustration for promoters and sponsorships of the events. A classic example of ambush marketing occurred during a speech of the Candidate for the presidency of the US, Barack Obama where several people behind him were wearing t-shirs of the american brand Abercrombie & Fitch.  [see picture below]

Várias são as técnicas de ambush marketing que vão de simples distribuição de folhetos, camisetas ou chapéus personalizados e artes promocionais até a compra de um espaço nos arredores de algum evento. Vale tudo para garantir que sua marca tenha tanta visibilidade (ou, em alguns casos até muito mais) do que a do patrocinador do evento.

Mas, como fazer para não ser uma vítima do ambush marketing? Há, não dá para prever... e essa é a grande questão porque esse tipo de ‘ataque’ pode ser fatal pelos estragos que causa: afeta negativamente o financiamento do evento, causando o decréscimo de seu valor comercial, além de estabelecer um ambiente competitivo nem um pouco saudável. Além disso, a forma e frequência com que se utiliza dessa técnica, pode vincular sua empresa a uma imagem não muito positiva e você ficar conhecido como 'bicão' no mercado.

Quem se lembra da Copa do Mundo de 1994?  E a de 2010? A cerveja que patrocinava oficialmente a seleção brasileira levou um olé da sua principal concorrente (olha o dedinho do Romário...hehehe!), que lotou o estádio não somente com mãozinhas distribuídas entre os espectadores, como também, com placas estrategicamente posicionadas: bem próximas ao campo, para que fossem exibidas sempre que o jogo rolasse no local. Resultado: a emissora de TV ficava doidinha e deixava de exibir as imagens, prejudicando assim a transmissão do evento e perdendo um pouco da credibilidade de quem não estava entendendo naaaada do que estava acontecendo.


Mas, se até o Obama caiu... O então candidato à presidente dos estados unidos foi vítima de Ambush Marketing da marca americana Abercombrie & Fitch. O “ataque” aconteceu durante um discurso transmitido ao vivo, onde várias pessoas ficaram por trás do candidato com as camisetas da marcaDá pra ver que os caras estão realmente lá, só pra fazer a propaganda da A&F.















Moral da história: como tudo aquilo que é proibido é ainda mais gostoso, ser desleal ainda dá resultados...  =/

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"Artigo 31
Este Código condena os proveitos publicitários indevidos e ilegítimos, obtidos por meio de "carona" e/ou "emboscada", mediante invasão do espaço editorial ou comercial de veículo de comunicação.

Parágrafo único
Consideram-se indevidos e ilegítimos os proveitos publicitários obtidos:

a. mediante o emprego de qualquer artifício ou ardil; 
b. sem amparo em contrato regular celebrado entre partes legítimas, dispondo sobre objeto lícito; 
c. sem a prévia concordância do Veículo de comunicação e dos demais titulares dos direitos envolvidos."



* Disponível em: Conar

1 comentários:

Este termo realmente ainda não conhecia, muito interessante o artigo!
Parabéns!

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