30 de março de 2010

Transmídia

O termo Midia pode apresentar diversos significados, entre eles, trata dos meios de comunicação, dos veículos de comunicação de massa, como também pode referir-se a uma atividade específica da publicidade, entre outros. O objeto deste estudo, é porém, a mídia enquanto meio de comunicação através das imagens.

Com o advento da Globalização e, consequentemente, com a evolução dos meios tecnológicos, novas formas de comunicação surgiram. Entre elas a Transmídia, que refere-se a um fenômeno da comunicação, cujo objetivo é integrar as diversas possibilidades de comunicação, tendo como diferencial a possibilidade de trabalhar as múltiplas plataformas de mídia existentes, simultaneamente.

Eliane Pereira define o termo Transmídia como “a criação de inúmeras ferramentas de acesso e a geração de novos focos de interesse, que são os atuais movimentos da indústria de entretenimento e publicidade. Tudo isto é pensando em termos estratégicos: abordar conteúdos em diversas mídias, gerar interação e envolvimento, impactar o maior número de pessoas das mais variadas formas e, com isso, obter o maior lucro possível”.

Henry Jenkins , criador do termo “narrativa transmídia”, afirma que “o formato transmídia é irreversível”.

Exemplificando o sucesso no uso da Transmídia no Brasil, podemos citar o Big Brother Brasil que, além de transmitido pela TV aberta, pode ser também acompanhado pela TV a cabo, internet e pelo celular. A internet é um dos principais meios de interatividade com o programa, uma vez que, através dela, os telespectadores têm o poder de decidir quem irá continuar no programa ou não. Assim, inúmeras comunidades virtuais foram criadas, com o intuito de debater os aspectos inerentes ao programa.

Outros casos onde se observa grande êxito na empregabilidade da Transmídia são: a trilogia ‘O Senhor dos Anéis’, as estórias de super heróis (como Watchman, X-Men e Hulk, entre outros), a Saga de Star Wars e mais recentemente, o sucesso em 3D de ‘Avatar’.


A trilogia ‘O Senhor dos Anéis’, originalmente escrita pela britânica J.R.R. Tolkien foi adaptada para o rádio, para os cinemas e, posteriormente, para os palcos e TV. Além destas adaptações, foram também feitas inserções do conteúdo da trilogia em músicas, como em “The Battle of Evermore”, do grupo britânico de rock Led Zeppelin e ainda desenhos animados, como em um episódio de South Park, denominado “O Retorno do Senhor dos Anéis às Duas Torres”.

Conhecido como “o Midas da narrativa transmídia”, Jeff Gomez participou da campanha publicitária de Avatar, que custou US$ 150 milhões como responsável pelo desenvolvimento narrativo do filme. Sua empresa, a Starlight Runner Entertainment, foi contratada para formatar estórias de modo que elas possam ser reproduzidas nas mais diversas mídias. Sobre o futuro da narrativa transmídia, Jeff Gómez afirma que: “Agora que começamos a entender que mídias diferentes podem ser usadas como instrumentos para contar uma história, podemos tocar sinfonias. Os usuários mudarão a narrativa e, em alguns momentos, a obra original - e essa metanarrativa pode ser maior que a arte que a gerou. Em vez de se pintarem de azul e saírem correndo por aí como Na'vis, os fãs poderão construir uma narrativa maior.”

O interesse do consumidor por ferramentas que promovam cada vez mais sua interatividade com o produto, resulta num fenômeno conhecido como “viralização”. As revoluções originadas pela transmídia, bem como essa viralização das campanhas publicitárias, passaram a ser utilizadas como ferramentas de marketing, devido ao grande retorno em lucratividade, em contrapartida ao baixo custo e bom potencial de alcance de consumidores.
Observa-se seu uso, mais comumente, entre as grandes marcas que, visando lucros crescentes, distribuem seus produtos em todo o mundo, adquirindo novos consumidores (com perfis e gostos diferenciados) a cada dia. Isso ocorre porque, devido à grande repercussão gerada pelos usuários de novas tecnologias, principalmente da internet, produtos emergidos das novas plataformas passaram a migrar para as antigas plataformas. A exemplo de uma campanha feita pela Nike, na qual após repetidas vezes após a veiculação do vídeo na internet, foi reproduzido também pelas TV’s aberta e fechada, além da sua repercussão nos canais de notícias.

Todos esses fatores levam o profissional de mídia a analisar e adotar a transmídia como ferramenta para veiculação de determinadas campanhas, não apenas pelo seu poder de abrangência, mas em especial, pela certeza da aceitação e aderência do público, acarretando num retorno imediato para seu cliente.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More