É Domingo! Você acorda bem cedinho e vai ao mercado para comprar a cervejinha do churrasco, em tempo de ainda ficar geladinha para quando o pessoal chegar, certo? Ok! Mas aí, você se dá conta de que nem pensou no que servir para os convidados ‘beliscarem’ enquanto esperam a saída do prato principal... mas, tudo bem, não precisa se preocupar: o cross merchandising pensa nisso por você!
A maioria dos sites e blogs de marketing costuma definir Cross Merchandising por uma técnica que consiste em cruzar (cross) os produtos no ponto de venda que tenham relação direta de consumo entre si, destacando-os entre os demais (merchandising). Assim, nada mais é do que uma técnica é utilizada para lembrar o consumidor de determinado produto, gerando interesse de compra, quando estiver adquirindo outro item.
O uso do cross merchandising para os gestores de marketing tem por finalidade o aumento das vendas de produtos que normalmente são esquecidos pelos clientes, e que através de técnicas de estímulo por associação passam a adquiri-lo por impulso ou conveniência. As vendas desses produtos podem ter um acréscimo de até 15% a mais do que venderiam se estivessem apenas no seu ponto natural.
O custo deste investimento é praticamente zero, pois colocar um produto junto com o outro, a princípio, não custará nada a mais ao estabelecimento. Outra vantagem é que com essa estratégia a loja passa a oferecer mais produtos, facilitando a vida do consumidor .
É exatamente o que acontece quando uma pessoa entra em um supermercado para comprar cerveja, vai até a prateleira onde está o produto e ao encontrá-lo visualiza bem ao lado das cervejas alguns pacotes de amendoim ou outros petiscos, dando a entender que é uma combinação perfeita para acompanhar a cerveja. Então o consumidor associa o produto com a cerveja e resolve levar alguns pacotes mesmo que não tenha premeditado a compra mas, apenas por ter visto o produto, gerou a vontade e acabou levando-o, sem perceber que foi envolvido por uma forte estratégia de cross merchandising.
Agora que você já descobriu como o cross merchandising pode te ajudar a lembrar do petisco dos seus amigos, não esqueça de passar na sessão de refrigerantes e pegar uns salgadinhos pra as crianças, ok?!
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