19 de setembro de 2011

Crowdsourcing: inteligência coletiva - fora da empresa


"I like to use two definitions for crowdsourcing:
The White Paper Version: Crowdsourcing is the act of taking a job traditionally performed by a designated agent (usually an employee) and outsourcing it to an undefined, generally large group of people in the form of an open call.
The Soundbyte Version: The application of Open Source principles to fields outside of software."
Jeff Howe

O ser humano tem uma necessidade inesgotável de busca por algo novo, o que, no mundo corporativo torna-se, muitas vezes, uma questão de vida ou morte. Com o advento da internet, a velocidade de difusão e transformação da informação tem se tornado cada vez mais acelerada, assim como as forma de buscar inovação. Fato é que as empresas têm aproveitado cada vez mais essa abertura proporcionada pelas novas tecnologias e acolhendo o conhecimento voluntário e coletivo, antes apenas conhecido como senso comum, aderindo assim a tendências como o chamado ‘crowdsourcing’, ações de marketing nas quais o usuário é convidado a desenvolver novas ferramentas e tecnologias e até mesmo encontrar soluções para problemas organizacionais. Essa prática, relativamente antiga, passou a ganhar força a partir do impulso das redes sociais digitais.


O termo, cunhado pelo americano Jeff Howe, deriva do inglês, onde “crowd” significa multidão e “sourcing”, terceirização. A ideia é conduzir situações a um público, convidando-o de modo direto ou indireto a opinar e buscar soluções. Soluções baratas e, muitas vezes, mais apuradas do que as ministradas por profissionais designados.

Um exemplo de crowdsourcing é o Wikipédia, enciclopédia online produzida a partir de contribuições de pessoas aparentemente comuns, onde qualquer artigo pode ser alterado, ampliado e transcrito por voluntários do mundo inteiro.

Empregado corretamente, o crowdsourcing não apenas pode resultar em novas idéias, como ainda encurtar o tempo de busca por soluções e desenvolvimento de ferramentas e produtos, além de suavizar os custos e trazer resultados inesperados.

Em comemoração ao seu 25°aniversário no mercado brasileiro, a empresa Ruffles, fabricante de snacks, convidou seus consumidores a sugerirem três novos sabores para a batata frita. Além de ter sua criação nas gôndolas de todo o país, ganhador recebeu um prêmio de R$50 mil em barras de ouro, além de se tornar 'sócio' da PepsiCo, recebendo 1% sobre todo faturamento líquido gerado pelo novo produto, durante pelo menos seis meses. Para participar da promoção “RUFFLES®: Faça-me um sabor™”, o participante apenas precisava acessar o site www.ruffles.com.br, sugerir um nome para o sabor proposto, descrever seus principais ingredientes e enviar uma imagem que ilustrasse a inspiração para esse novo sabor. 





1 comentários:

Posso citar um outro exemplo de Crowdsourcing pontuado aqui mesmo por nós no post intitulado "02 engenheiros, 03 meses e 08 milhões", ou melhor, seria outro exemplo caso os donos da multinacional tivessem ouvido seus funcionários antes de contratar os engenheiros, e assim, ao invés de R$8 milhões teriam gasto apenas R$80,00.

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