15 de outubro de 2009

Ferramentas do Mkt de Varejo

Com o advento da Globalização, a necessidade da velocidade na transmissão das informações torna-se cada vez mais presente. Deste modo, observa-se que ferramentas que demandem uma resposta rápida, ainda obtêm maior êxito na aquisição de um retorno. Assim, temos como um dos mais úteis recursos o Telemarketing, que além de proporcionar a interatividade entre a organização e o consumidor, ainda dispõe de comodidade mútua, amplo poder de cobertura, além da agilidade almejada no tráfego de informações.
Outro fator importante e que deve ser observado para a aplicação de estratégias de marketing adequadas é o próprio consumidor. As organizações devem manter-se em contato constante com o consumidor, a fim de acompanhar mais atentamente as suas necessidades e desejos, eventuais mudanças no perfil do consumidor e para isso, o Marketing de Relacionamento é o mais indicado. Afinal, é através dele que serão coletadas as mais importantes informações para projeção e lançamento das ações voltadas ao cliente, além da consolidação e aprimoramento de seus conceitos em atendimento.
Não se deve deixar de pontuar que, as alianças e parcerias formadas devam favorecer os consumidores e são cada vez mais comuns dentro do ambiente da globalização, uma vez que a quantidade de empreendimentos é cada vez maior e, sem dúvida, aquele que detiver maior vantagem nesse ou naquele setor apresentará maior chance de permanecer ativo no mercado, inclusive podendo ditar regras comerciais, sempre em função do favorecimento do consumidor.
Observa-se também a incidência de concorrência entre mercados substitutos, onde o acúmulo de serviços em um ambiente torna-o mais atrativo do que àqueles onde os serviços são dispostos em lugares alheios a necessidade do indivíduo.
Além disso, o uso de tecnologias também se tornou cada vez mais freqüente no cotidiano do consumidor e, por esta razão, os mecanismos que abarcam as tecnologias de informação se fazem cada vez mais indispensáveis. A exemplo, pode-se citar ferramentas do Marketing Direto, tais como o E-mail Marketing, e o comércio eletrônico, conhecido também por Varejo Virtual, etc. Essas são estratégias que, além da certeza da efetivação da compra, ainda proporcionam comodidade e segurança aos clientes, tornando-os cada vez mais fiéis.
Finalmente, objetivando atingir o público que raramente se desloca para os centros de compra, com o intuito de adquirir determinados produtos, existe o Cross Merchandising. Essa técnica consiste em ações promocionais conjuntas, praticadas por organizações que buscam agregar valores às suas marcas, de formas complementares, correspondentes ou afins. Assim, ao se dirigir ao supermercado para adquirir salsichas, o cliente poderá ser induzido a adquirir também mostarda ou maionese.

Devido às transformações oriundas da Globalização, pode-se citar a notória aceleração das atividades tecnológicas como principal fator motivacional para alavancagem de vendas através de lojas virtuais – o chamado Comércio Eletrônico.
Nesse ponto, é observada a conveniência que, aliada a constante falta de tempo para a realização das mais variadas atividades faz com que o consumidor opte pela facilidade de fazer compras nos horários mais oportunos, inclusive aproveitando a internet móvel, flexibilizando assim as opções de utilização do meio eletrônico.
Inevitável também, a migração das lojas de bairro para os centros de compra é um reflexo dos elevados índices de criminalidade a todo instante veiculado nos meios de comunicação. Com isso, a abertura e inauguração de lojas nesses ambientes tornam-se cada vez mais comum e apropriado, visando assim à segurança do consumidor e dos donos de lojas.
Diante da constante evolução e acelerada busca por fidelidade, para assim agregar maior volume de compras e o poder de compra dos consumidores em geral, o gestor de marketing deverá manter uma constante atualização discente em prol do discernimento necessário ao acompanhamento dessa evolução ininterrupta.
O gestor que mantiver uma atualização pessoal atento às tendências locais, quiçá mundiais, estará mais apto a conviver com as constantes mudanças de opinião e necessidades do consumidor. Essa atualização deverá atender a essas tendências, como por exemplo, cursos de sobre segurança virtual dado o crescimento das compras nessa modalidade.

As Lojas Americanas investiram no Comércio Eletrônico como uma tentativa de expandir seu negócio, direcionando seus produtos para um novo segmento. Para auxiliar nesta nova empreitada, utilizou uma ferramenta bastante poderosa: o marketing virtual.
Esta estratégia (ou Ferramenta de Marketing) permite a expansão de seu público para as classes mais elevadas e que, por sua vez, não costumam realizar compras nesse estabelecimento, conquistando clientes de novos mercados. Permite também aos seus clientes ofertas diferenciadas via e-mail através do cadastro virtual, criando assim um programa de fidelidade, que possibilita o direcionamento da venda de produtos a clientes de um público específico.
Como as Lojas Americanas obtêm bastante êxito nessa atividade, pode-se cogitar bons resultados também para o Le Biscuit, que atende a este mesmo segmento e tipo de atividade.

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