Sempre fui uma amante da área de Comunicação, de um modo geral. No entanto, somente quando resolvi entrar na faculdade para estudar Comunicação & Marketing, me descobri uma apaixonada por Marketing. E, dentre tudo o que ele abrange, desenvolvi certa perdileção pelos que se denominam Marketing Digital (assunto para uma próxima postagem) e o Marketing Promocional. Com o passar dos semestres, a vida acadêmica ficou um pouco mais exigente e então, pedi demissão de meu emprego (professora de inglês) e fui trabalhar com ações promo - achando eu que seria mais fácil... Comecei como promotora, me empenhei, me dediquei meeeesmo e passei para coordenadora de ações... Daí a me tornar uma 'promoholic', foi um passo. Saía de uma ação e logo entrava em outra...até porque havia muita afinidade com a área e o trabalho, que para mim, era super prazeroso...mas, tempo que era bom...necas!
Só que, até então, nunca havia parado pra pensar no quanto o marketing promo influencia em nossas vidas, no poder que ele exerce sobre nós. Pense comigo: você consegue passar por um stand de amostras grátis e nem sequer sentir-se tentado a saber qual produto está em exposição? Claro que não. Nosso primeiro pensamento é sempre: "o que é isso?" Você consegue fazer suas compras, ganhar um cupom e não ir trocar por um brinde (ainda que nem te interesse tanto assim) pelo qual você não pagará nem meio centavo? É óóóóóbvio que não! Ainda que não sirva pra nós mesmos, sempre pensamos que pode servir para alguém. Brindes com troca de notas fiscais...a-há! As pessoas pegam uma fila imensa reclamando que só a zorra, mas, não deixam de levar pra si, para a mãe, o pai, para a avó, a tia, a sogra, os primos e pra gente que nem vê há anos...vira até presente de Natal... é a vida, companheiros! É o poder do marketing promocional!
A AMPRO (Associação de Marketing Promocional) definiu, em 2003, Marketing Promocional como "a comunicação de marca com objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos e serviços".
Tecla SAP: Promotional marketing is a marketing activity applied to products, services or brands, aiming for through interaction with your audience, reach strategic objectives of brand building, sales and loyalty. According to Kotler (1998), promoting sales consists of a diverse set of tools short-term incentive aimed at encourage the purchase or sale of a product or service.
Ok, vou simplificar: tudo isso nada mais é que você utilizar certas técnicas para criar um meio de promover sua marca, conferindo-lhe um valor que desperte o interesse do público, levando à concretização de sua aquisição e seu uso ou que promovam ainda a fidelização do seu cliente através da experiência (ou seja, o cliente consome seu produto ou serviço e, apartir da sensação de saciedade de suas necessidades - aliado a outras coisas como qualidade de atendimento, de serviço ou do produto, etc.- torna-se seu "freguês"). Sacou?
E para atingir o público certo, é preciso saber a melhor técnica que se utilizará, daí a importância de uma pesquisa de marketing bem feita (o que você pode ver neste post aqui: Pesquisa de Marketing) porque você pode perder tempo e investir alto em uma ação que não será direcionada para o seu público alvo e, com isso, não obter o retorno esperado. E você não poderá culpar a ação por isso!
Agora, se você quer mesmo trabalhar e ter êxito com Marketing Promocional, deve ao menos entendê-lo e também procurar entender o comportamento do consumidor atual. Uma boa forma é estar sempre em contato com o consumidor (não esqueça nunca que tudo depende dele), detalhar seu comportamento por classes, faixa etária, sexo (segmentação de mercado)...enfim, a observação e o contato direto ainda são os melhores meios de se conhecer o público para quem será direcionada uma campanha. Claro que para isso, sempre haverá a boa e velha Pesquisa de Marketing, mas nada substitui o dia a dia junto ao consumidor. E nisso, o meu trabalho me ajudou muito, viu?! Estar em locais diferentes, estudando o consumidor, conhecendo seus gostos, suas preferências, ouvindo suas reclamações e expectativas fez com que hoje, eu possa antecipar crises e as solucionar antes mesmo que se tornem um problema para meu cliente. E o mercado está carente de profissionais com essas características.
#ficaadica!
Espero ter ajudado... bjs e sucesso!
Ah, não esqueça de deixar seu comentário, ok?
2 comentários:
Muito Bom, Pessôa. Informação primordial para aqueles que querem se aventurar no mundo do marketing, e quer saber o melhor caminho para esse ambiente fascinante que é o Marketing.
Com certeza como mercadologa, tenho maior interesse de participar de eventos como este, postagem mais que pertinente.
Muito bom!
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