31 de julho de 2012

Inovação no Varejo: Pão de Açúcar adota RFID e carrinho com LCD

O Pão de Açúcar abriu em maio uma unidade em São Paulo que aplica vários recursos de TI no ponto de venda.

Chamada pelo Pão de Açúcar de “loja diferenciada”, a nova unidade fica dentro do shopping Iguatemi, nos Jardins, em São Paulo. A abertura para o público aconteceu na terça-feira (21/05).

Uma das características da loja é o uso de carrinhos PSA (Personal Shopper Assistent). Os carrinhos tem recurso de navegação, que ajuda o usuário a se localizar dentro da loja e a encontrar mais rapidamente os produtos que procura.

Segundo Júlio Baião, gerente de TI do Pão de Açúcar, a tela LCD disponibiliza um teclado virtual para o usuário escrever o nome do produto que procura.

Usando uma conexão Wi-Fi, o carrinho consulta num banco de dados onde está localizado tal produto e o aponta num mapa da loja disponível no display do carrinho.

Baião explica ainda que, numa segunda etapa, a loja implementará o sistema de triangulação de antenas, o que permitirá ao carrinho além de apontar onde está o produto exibir onde o usuário está e traçar a rota para chegar até o item procurado.

O PSA computa os itens adicionados ao carrinho, permitindo ao consumidor prever o valor total de sua compra.

A rede adotou telões de plasma de 42´´ para exibir ofertas, informações aos consumidores e filmes publicitários dentro da loja. Ao longo dos 940 m² de área de vendas, o Pão de Açúcar distribuiu quiosques digitais desenvolvidos pela IBM.

No quiosque, o usuário pode digitar o nome de um item que procura e descobrir sua localização, preço, características, receitas que levam este item e outras informações relacionadas.

Segundo a rede varejista, todos os vinhos vendidos na adega da loja estão acompanhados de etiquetas RFID. Os chips permitem que o caixa leia o preço destes itens à distância, dispensando o comprador de retirá-los do carrinho.

As etiquetas conterão ainda informações sobre procedência do vinho, tipo de uva usada, safra, preço, etc. Para visualizar as informações, o consumidor deve aproximar a garrafa de um dos quiosques multimídia da loja. Ao todo, a loja exibirá 365 tipos de vinho, 200 deles importados.

O ponto de venda contará ainda com balanças digitais. Ao pesar as frutas, o usuário poderá visualizar num monitor informações sobre a fruta, valores nutricionais e até imprimir sugestões de receita que levam a fruta.

A rede também implementou novos recursos no check-out. As esteiras do caixa são capazes de ler etiquetas RFID e códigos de barra dos itens, mesmo quando eles estão em movimento, o que agiliza o pagamento. No balcão de cada check-out haverá dois monitores, um voltado para o operador e outro para o consumidor.

Os caixas são operados por meio de recursos de touch screen no monitor. Segundo o Pão de Açúcar, este recurso agiliza em 30% o tempo de atendimento.

Além dos recursos de TI, a loja optou por arquitetura diferente dos demais pontos de venda da rede, com prateleiras dispostas em diagonal e uso de piso e materiais que criem um aspecto futurista no ambiente.

Segundo a rede, R$ 3,9 milhões foram investidos na unidade. Para implementar os recursos de TI, o Pão de Açúcar comprou soluções da Microsoft, IBM, Unisys, Bematech/Gemco, Megamídia, Toledo, Intermeq RR Etiquetas, Cisco, Itautec, Software Express, Vertigo, VituralGate e CA.

Fonte: Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

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