Sabiam que existem técnicas para se escrever para Web? Existem, e uma delas é a da Pirâmide Invertida onde o que for mais importante, também chamado de Lead, começa seu texto, seguido das informações secundárias e por último as considerações finais.
Não basta apenas escrever o que vier a mente ou colocar para fora o escritor que existem em você. Algumas coisas devem ser ponderadas a fim de atrair as atenções para seu site, blog, ou seja lá qual for seu meio de comunicação com o mundo, e uma boa escrita, com conteúdo atrativo faz parte desse processo.
Para os que não conhecem, Atratividade, assim como Inteligibilidade, Operacionalidade e Apreensibilidade, são métricas da Usabilidade que é a facilidade com a qual se aprende a usar algo ou alguma coisa. Para aqueles que trabalham com Marketing Digital, a Usabilidade é uma obrigação e fundamental para o sucesso de qualquer trabalho.
A Atratividade está relacionada ao layout, identidade visual e conteúdo que você oferece em seu site, que devem ser capazes de fidelizar seu usuário, gerando page views e sugestões de visitação, que consequentemente melhoram seu posicionamento diante dos mecanismos de busca da internet.
No que concerne ao conteúdo, o que você escreve é um importante captador de usuário/internautas, e deve ser elaborado de maneira a causar interação, comentários e acima de tudo, informar àqueles que leem seu conteúdo de maneira clara e sucinta.
O uso da Pirâmide Invertida como parâmetro para escrita, que é muito utilizada nos textos jornalísticos, e tem sua origem relacionada a invenção dos telégrafos (devido à possibilidade da comunicação ser interrompida a qualquer momento dada a qualidade dos equipamentos da época) determina que o que for mais importante, deve-se escrever primeiro, seguido das principais informações a respeito do tema e por último, as informações menos importantes.
0 comentários:
Postar um comentário