Um case que me chama a atenção pela simplicidade aliada à genialidade é o ‘Funktube’. Em parceria com a Som Livre, o programa Caldeirão do Hulk tinha o desafio de lançar o CD ‘Pancadão do Caldeirão’. No entanto, havia um grande problema: como conseguir atingir um bom índice de vendas quando seu público-alvo não possui um alto poder aquisitivo e acaba aderindo à pirataria?
A solução foi a criação do site ‘Funktube’, que consistia na motivação que o consumidor precisava para comprar o CD original, pois através dele, adquiria também um selo no verso que seria um passaporte para inscreverem seus vídeos com coreografias, utilizando qualquer faixa do CD. A premiação para a melhor coreografia, votada pelos próprios internautas, seria uma apresentação no programa do Caldeirão do Hulk. Os clips estouraram, os candidatos criaram comunidades de divulgação e alguns vídeos eram tão acessados que foram mostrados em comerciais na Globo.
Em suma, os Cds venderam 8x mais do que o pretendido, o orçamento inicial foi convertido em um lucro jamais esperado de 250%, além de ganhar o disco de diamante e a marca ‘funktube’ que tornou-se independente e continua até hoje.
Assista o vídeo do Projeto Funktube.