[Publicado em fevereiro 9, 2011 por posmktdigital ]
A nossa aluna Marilia Maciel da 2a turma da pós graduação em marketing digital escreveu um texto super interessante sobre Trendig Topics que vale muito a pena ler.
Abaixo, vamos reproduzir na integra o texto dela, afinal, esse canal é dos alunos!
Provavelmente você já descobriu que os TT’s (Trendig Topics) do Twitter são os assuntos mais comentados do momento. E claro já deve estar pensando, “preciso logo emplacar a minha marca no TT!”. Então, vamos entender um pouco mais como isso é possível. A palestra “A Trend-Topicalização da internet”, que rolou no Social Media Week/ São Paulo, nos mostrou algumas das vantagens e desvantagens de ocupar um lugarzinho na lista.
O Twitter, assim como o PageRank do Google, não esclarece as razões pelas quais um termo chega ao TT e, além disso, altera constantemente as regras existentes. Após muita análise, o que se deduz é que a frequência, a relevância e o número de RT’s são importantíssimos para um termo entrar nos TT’s. Vale ressaltar que, se um termo já emplacou nos Trending Topics, ele precisará de ainda mais menções para entrar novamente. O que funciona como uma espécie de medida de segurança e bom senso – afinal, ver o Justin Bieber no topo da lista todo dia é demais para qualquer um.
Além de ser vista por milhares de pessoas, outra vantagem de estar nos TT’s é que a marca consegue feedbacks imediatos, pois essa lista mostra o que as pessoas estão falando sobre o assunto em tempo real. Mas, a desvantagem é que, assim como há os que falam bem, há aqueles que falam bem mal. Portanto, a empresa precisa estar pronta para lidar com isso também.
Apesar do risco de haver comentários ruins, muitas empresas querem entrar no TT a todo custo. E por falar em custo, uma maneira bem fácil, porém cara, de conseguir um lugar de destaque é pagar de 35 a 50 mil dólares por dia, obtendo o Promoted Topic (tópico promovido).
Mas, chegar aos TT’s não significa que a marca alcançou seu apogeu. OsTrending Topics não devem ser encarados como objetivo, e sim como consequência de um bom trabalho, seja esse o reflexo de um produto/serviço de qualidade ou mesmo por conta de um seeding bem planejado e executado. Resumindo, você dá a fagulha inicial e, se o termo for interessante, sua marca pode chegar ao topo!
Portanto, quando uma empresa se preocupa em usar o Twitter para interagir e conhecer seu público, ela consegue uma melhor leitura de sua imagem do que apenas estando nos TT’s. A presença nesse ranking nem sempre garante relevância ao termo em destaque, pois metade das pessoas que clicam e reproduzem esses termos estão apenas querendo saber o que eles significam, e não expondo, assim, opiniões sobre os mesmos. Além disso, outra boa parte das menções recebidas podem ser provenientes de usuários fakes (inexistentes) que utilizam o termo em destaque como spam.
Marília Maciel (@ia_maciel)
Texto publicado no Blog Estratégia + Digital: http://blog.digipronto.com.br/